E para os leitores mais criativos:



Vai realizar-se do dia 2 ao dia 7 de Maio 7º Festival do Clube de Criativos, na Estufa Fria, no Parque Eduardo VII, em Lisboa.
Nesta semana serão organizados de Workshops de design, publicidade e marketing relacional, conferências com alguns dos mais conceituados Directores Criativos e Designers internacionais, exposições, o lançamento do anuário do CCP, um espaço chill-out e uma feira do livro.

Mais informações em http://www.aorientetudodenovo.com/index.htm

Aifaive



Pode-se afirmar que estamos perante o maior fenómeno de engate cibernético desde a criação do mIRC.
E quel será a formula de sucesso deste site?
Será que estamos assim todos tão desesperados para arranjar alguem, para partilharmos os melhores momentos da nossa vida, que cheguemos ao ponto de consultar um catologo de pessoas para encontrar a nossa cara metade?
O que aconteceu ao belo engate de discoteca numa sexta à noite???

Será que as nossas vidas estarão a ficar assim tão deprimentes?
Eu gostaria de pensar que não...

Cd do Fim do Mês



Visto estar ai o fim do mês, o ordenado está a chegar, o que significa ir para a Fnac gastar dinheiro. Especialmente porque hoje é dia do aderente, o que significa 10% de desconto em todos os items.

O álbum escolhido este mês será o Suspended Animation dos Fantômas.
Os Fantômas são uma criação Mike Patton, (o senhor dos Faith No More, Mr Bungle,etc) a quem se juntaram Buzz Osborne (Melvins), Trevor Dunn (Mr. Bungle, Trevor Dunn’s Trio Convulsant) e Dave Lombardo (Slayer).
Este Suspended Animation é o quarto álbum da banda, sendo composto por gravações feitas durante as sessões do seu album anterior (Delirium Cordia, album de apenas uma música e que se trata de uma composição que poderia servir para banda sonora de um qualquer filme Gore) que viviam da ideia de gravar um album de musica para desenhos animados.

Devo afirmar não ouvi o álbum completamente, tive apenas no posto de escuta da Fnac a ouvir as músicas por alto, mas pelo o que ouvi pareceu-me um excelente álbum.

Agradecia que o sócio Uriel pudesse tecer um pequeno comentário sobre este cd, uma vez que é reconhecido o seu apreço pelo trabalho destes senhores.

Chico Gordinho



Após os atritos que me envolveram no blog da minha grande amiga Skutria (a quem prometo pagar uma uma cervejinha nas avencas, de modo a compensar a má onda que causei no seu blog), decidi guardar as minhas opiniões mais controversas apenas para o Minimalismo-Exacerbado.
Esta decisão prende-se a razões de respeito pelo trabalho da Skutria, para apaziguar os ânimos num blog que pretende falar de coisas alegres e não de despiques pessoais.
Porque a minha vida não é só isto e não tenho tempo para estar em discussões em blogs, e uma vez que eu gosto de defender as minhas opiniões até as ultimas consequências (admito que chego a perder a cabeça em certos momentos, mas quem me conhece sabe o que é que a casa gasta...), caso alguem decida participar Minimalismo de modo que eu considere menos apropriado, e que estrague o bom ambiente de discussão amigaável e galhofeira que se vive neste blog, tenho sempre o poder apagar esse comment, o que é algo que me apraz bastante.

E vou começar hoje a mandar “bitaites” com a minha opinião sobre o Rui Veloso.

Rui Veloso, essa “Vaca Sagrada” da música portuguesa, que ultimamente tem tido umas conversas que revelam uma uma severa dor de corno, sentida pelo senhor, por não ter sido convidado a tocar numa certa casa lá para o Porto.
Este senhor defendeu com unhas e dentes a sua opinião negativa (e vocês sabem o quanto gosto de pessoal que critica os eventos culturais) sobre as escolhas musicais do pessoal da casa, da localização da casa, do dinheiro que se gastou na casa, etc...
Mas quem gosta tanto de criticar, é porque deve ter feito muito para inovar a música portuguesa...

Vamos rever o que é que este senhor fez pela música portuguesa nos últimos anos:
-Gravou música para várias novelas da TVI (e quanto nós gostamos das novelas da TVI...)
-Gravou um unpluged com o seu repertório (todas as músicas das novelas estavam lá, bem como todas as músicas de Ar de Rock, cd que não contesto a qualidade);
-Gravou uma música para uma campanha qualquer de solidariade (fica sempre bem)
-Manteve uma edição constante de cds, promovidos por singles lamechas e de formula repetida ao longo de 20 anos;

Se alguem sabe de algo positivo que este senhor tenha feito, agradeço que me informe...

P.S: Skutria, espero que este post não fique sem resposta tua!

The Office



Mais cedo ou mais tarde isto teria que acontecer...
Será hoje o dia em que vou escrever o meu
"Manifesto de Idolatração à Melhor Série Criada Desde o Seinfeld"
(ou como gosto de lhe chamar, o MIMSCDS)

Este é um daqueles fenómenos que acontece uma vez de muitos em muitos anos, apenas comparável ao, já referenciado, Seinfeld ou a um Monty Pithon´s Flying Circus.

A série "the office " passa-se numa filial de uma empresa de venda de papeis, a Wernham Hogg, situada em Slough, uma pequena cidade em Inglaterra.
Toda a série é filmada como se tratasse de um documentário a ser produzido sobre o funcionamento da empresa.
Não existem os risos que normalmente aparecem na sitcom´s, não existem "punchlines" nos diálogos, nem sequer existem piadas nesta série. Todo o humor baseia-se nas situações banais, nas relações humanas e nas personagens tipo que existem em qualquer escritório, numa qualquer cidade, num qualquer país. Mas tudo, como é óbvio, levado a extremos roçando quase a caricatura.

Esta filial é dirigida por David Brent (Ricky Gervais, um dos criadores da série, o tipo que está a dançar na foto), um chefe com severos problemas de afirmação, uma enorme paixão pela música (apesar de ser acompanhada por um extremo mau gosto musical e um passado de tentativas falhadas de gravar um albúm), falta de jeito para dançar (como se vê na foto), um sentido de humor horrivel e uma grande falta de jeito com as mulheres.

Juntamente com David trabalham:
-Gareth (Mackenzie Crook, o tipo louro do lado esquerdo, podem vê-lo na série Big Train), o seu acessor e lambe botas lá do sitio;
-Tim ( Martin Freeman, que participou no filme Love, Actually e poderam vê-lo daqui a uns meses no grande filme Hitchheikers Guide to the Galaxy), a consciência da série, um rapaz simpático, com um sentido de humor apurado, com uma grande vontade de chatear o lambe botas Gareth e com uma enorme paixão pela secretária do David, a Dawn;
- Dawn (Lucy Davis), a secretária alvo da paixão de Tim, que também está apaixonada por ele, mas que tem um namorado que teme deixar, visto este ser um tipo assim pó abrutalhado;
Entre outros...

Mas esta é daquelas séries que só visto é que se percebe a sua grandeza e a qualidade dos guiões escritos, que nos levam da tristeza, ao embaraço, passando pelo riso descontrolado, ou até tudo ao mesmo tempo, deixando uma pessoa sem saber o que fazer...

A primeira série passa na Sic Radical, em horários variados, ou seja, quando lhes apetece.
Se já conhecem esta podem apanhar a segunda e a terceira série no People+Arts às terças à tarde, e penso que noutro dia qualquer da semana também à tarde, não sei ao certo...

Comentem-me isto...



Sinceramente, já nada neste mundo me admira...
Uma mulher norueguesa está a ser acusada de violação por um homem, por ter alegadamente feito sexo oral enquanto este dormia.

Recuso-me a tecer qualquer comentário mais alongado perante esta notícia.
Norwegian Court Convicts First Woman for Rape

Dogma95



Ainda mais informação sobre von Trier, coordenada pelo cinéfilo cá da casa, Senhor Jorge Santos:

O Dogma95, é um manifesto assinado por um conjunto de realizadores, entre os quais Lars Von Trier, em Copenhaga na primavera de 1995.
As regras têm o objectivo de contrariar certas tendências do cinema actual, e são assim uma espécie de acordo. “Rescue action”. Visto a “Nova Vaga” dos anos 60, se ter provado ineficaz na sua continuidade segundo os compinchas de Lars.“The anti-bourgeois cinema itself became bourgeois”.Hoje em dia qualquer um é capaz de fazer cinema, e para travar e disciplinar a democratização do cinema há que impor certas regras, a disciplina é a solução.
O cinema deve ser “anti-cosmética”, no sentido em que não deve enganar as audiências, e para isso há que estabelecer principios, conhecidos por “Voto de castidade”. Quebrar a ilusão no cinema. Para os Dogma95 o cinema não é ilusão.

Voto de Castidade:
Juro submeter-me às seguintes regras delineadas e impostas pelo Dogma95:

1: A rodagem deve ser feita “on location” Adereços e cenários não devem ser carregados para um local, se forem necessários para contar a estória, deve-se procurar um local onde possam ser encontrados.
2: O som nunca deve ser produzido à parte das imagens e vice/versa, a musica não deve ser usada a não ser que ocorra no local onde está a ser filmada.
3: A camera deve ser “hand-held”. O movimento tremido é aceitavel. O filme nao deve ser rodado onde a camera se encontra, a rodagem deve ser feita onde o filme se desenrola.
4: O filme deve ser colorido. Iluminação especial nao é aceite, e se nao houver luz suficiente deve-se prender uma lanterna ou lampada à camera.
5: Filtros e “optical work” são proibidos.
6: O filme não deve conter acção superficial como assassinatos, armas etc..
7: Alienação temporal e geográfica estão proibidas.
8: “Genre movies” nao sao permitidos.
9: O formato do filme deve ser 35mm.
10: O realizador não deve ser creditado.

Para além disto, juro como realizador abdicar do meu gosto pessoal! Já nao sou um artista. O instante é mais importanto do que o todo. O meu objectivo supremo é forçar a verdade daquilo que filmo. Juro fazer tudo isto com os meios que me forem disponibilizados, sacrificando o bom gosto e considerações estéticas.

Assim, faço o meu voto.
Copenhaga, segunda-feira 13 Março 1995

Thomas Vinterberg - Lars Von Trier - Søren Kragh-Jacobsen - Kristian Levring

Informação completamente inútil...



Tava no outro dia a ver (e a matar saudades) o grande clássico "Back to the Future Part III", e não é a minha total surpresa quando vejo o Flea dos Red Hot Chili Peppers a aparecer no filme!!!

Não vos tou a enganar. Este facto é completamente verídico. Flea faz o papel de Douglas J. Needles, um dos inimigos de Marty Macfly.
E este não é o único filme em que este senhor aparece. Também teve participações no Fear and Loathing in Las Vegas, no The Big Lebowski, entre outros.

Mais informações sobre a sua filmografia aqui Flea.

Já que falamos de von Trier...



Fica aqui mais um pedaço de informação sobre este inconvencional* realizador, cortesia de Jorge Santos (a quem agradeço a colaboração neste humilde blog):

"Em 1992 Lars Von Trier começou a rodar a sua mais ambiciosa produção.
O filme chama-se “Dimension” e estará concluido em 2024. Todos os anos roda uma cena com os mesmo actores, que durante o desenvolver do processo terão envelhecido 32 anos.
Sobre a estória do filme nao sei nada, sei só que Trier terá deixado instruções explicitas sobre a direcção do filme no caso da sua morte, para garantir a continuidade do projecto. O realizador tem 49 anos.
A megalomania da coisa deixa-me fascinado, nem a capela Cistina meus amigos.. nem a capela Cistina"


*digo inconvencional porque, entre outros feitos, este senhor já conseguiu:
-levar a Bjork à loucura, chegando ao ponto de esta arrancar um pedaço da t-shirt do realizador à dentada;
-matar um burro em pleno cenário de um filme;
-acrescentar o titulo "von" ao seu nome, apenas porque lhe apeteceu;
-conseguiu ser, provavelmente, o único realizador a ir à estreia mundial do seu filme, na abertura do Festival de Cinema de Cannes, numa Auto-Caravana (ver DVD de extras do filme Dogville)...

14ª Maratona Fotográfica Lisboa



Estão abertas, até dia 8 de Maio, as inscrições para a 14ª Maratona Fotográfica de Lisboa.
São 24 horas de fotografia, onde o objectivo será tirar 24 fotos, cada uma relativa a um tema.
Os temas serão entregues aos participantes, em grupos de quatro temas e de 4 em quatro horas, em diferentes postos de controlo em diferentes zonas da área de Lisboa. Em cada posto de controlo haverá comida, espectaculos com bandas ao vivo entre outros eventos culturais.

Aconselho todos a participarem, não é necessário serem grandes entendidos em fotografia, (denote-se que é um concurso fechado aos profissionais da área) basta ter vontade e uma qualquer camara fotográfica, mesmo que seja digital, uma vez que este ano, e pela primeira vez, juntamente com as categorias de fotografia analógica a cores e preto e branco, existirá a categoria de fotografia digital.

Mais informações aqui:
Câmara Municipal de Lisboa

Dogville



Eu sei que por hoje ser 25 de Abril, ficaria bem pôr post lamechas no blog a falar das virtudes da revolução ou então uma foto ainda mais lamechas de uma criancinha a pôr um cravo na arma de um soldado... Mas como todos os bloguistas portugueses já o fizeram e os leitores já devem tar fartos de ler sobre isso, eu decidi evitar cair nesse "cliché"! E em vez disso vou falar de um dos filmes que mais me marcou nos últimos anos, Dogville do Lars von Trier.

Dogville conta a história de uma pequena aldeia dos anos 20/30 do século passado, perdida nas Montanhas Rochosas dos Estados Unidos. Esta é uma aldeia pacata, ainda vivendo sobre os efeitos da grande depressão dos anos 20 e marcada pela pobreza e vivendo das afinidades entre os seus poucos habitantes.
Mas toda esta pacatês é quebrada com o aparecimento de uma estranha na aldeia, Grace (Nicole Kidman) uma fugitiva da lei que os habitantes decidem albergar em troca de alguns serviços prestados à comunidade. Mas é nesta altura que os podres dos habitantes começam a vir ao de cima... E mais não conto...

Esta é uma história idealizada por Lars von Trier, o realizador dinamarquês que esteve na genese criativa de obras como "Dancer in the Dark" (aquele filme com a Bjork) ou "Os Idiotas".

Este filme, mais do que narrar uma história, trata-se de um exercicio de experimentação visual, sonora e teatral, uma vez que o filme foi totalmente gravado dentro de um armazém gigante, sem cenários e com apenas marcas no chão como linhas de guia para o posicionamento espacial dos personagens no filme. Para além desta componente visual experimentalista, von Trier (como é habitual no seu trabalho) conseguiu "espremer" o máximo potencial de cada actor, aproveitando apenas as melhores interpretações de cada take para a montagem final, daí a falta de "raccord" em determinadas cenas do filme.

Mas já me estou a alongar demais, por isso fica aqui o site DOGVILLE Official website para quem quiser descobrir mais sobre o filme.

Golpe do "Macaquinho Fumador"



Vão me desculpar, mas esta teoria desenvolvida pelo Chico no post do macaco fumador merecia muito mais do que o papel de apenas um "comment".
Daí, e também pensando naqueles mais distraidos, decidi por um post completamente dedicado a esta teoria.
Aqui está ela:

"Será o elo perdido entre os primatas e os hominídeos?
Uma aberração da natureza?
Talvez simplesmente um macaco bon vivant?
Ou será apenas um filipino de baixa estatura que atravessou a fronteira usando para isso um indumentário macacóide?

Não.

Quere-me parecer que este macaco é na verdade um primeiro ensaio a um esquema indutor do vício do tabaco nessa linhagem animal da qual descendemos.
As tabaqueiras têm, nos últimos 10/15 anos, vindo a ser desprovidas de vários suportes publicitários. E o vício do tabaco, assim como os direitos dos fumadores, têm vindo igualmente a ser igualmente penalizados. Nos EUA e na Itália já existem leis que proíbem o consumo de tabaco em estabelecimentos públicos.
Ora, todas estas medidas governamentais anti-tabagistas fazem com que as tabaqueiras, pela primeira provavelmente, sintam o seu negócio ameaçado, ainda que seja preciso mais que isso para destruir um negócio de tal envergadura.
Contudo, é na capacidade de antecipação que reside o verdadeiro génio destas empresas. No golpe do "macaquinho fumador" está concerteza latente a teoria evolucionista de Darwin. À medida que o cerco vai apertando para os fumadores, este macaquito inocente vai passando o vício para outro macacos amigos, e os filhotes vão seguir o exemplo negativo dos pais como sinal de rebelião própria de certas idades. E chegamos ao núcleo da estratégia de longo prazo de Philip Morris e seus compinchas > Macaco fumador + 6 000 000 de anos = Homo Sapiens fumador. Com a diferença de que dessa vez o vício estará não somente associado à nossa espécie culturalmente, mas estará já entranhado no nosso ADN.
As tabaqueiras prepétuarão assim, sem que muitos de nós dê conta, o vício e o negócio do tabaco."

Fantástico...
Aqui ficam os meus agradecimentos públicos ao Senhor Francisco Cordeiro.

IndieLisboa



Começa amanha o IndieLisboa, o festival de cinema alternativo de Lisboa.
Vão abrir amanha com o documentário vencedor do Óscar da mesma categoria BORN INTO BROTHELS, um documentário que focaliza a vida das filhas das prostitutas, documentário este dirigido pelos fotógrafos Zana Briski e Ross Kauffman. A não perder amanha às 21h no Fórum Lisboa, pela módica quantia de 2 euros.
Para mais informações sobre o cartaz http://home.no.net/zeroemc/

Ken / George Michael



Mais uma descoberta arrepiante:
O boneco Ken e o cantor George Michael são uma e a mesma pessoa!!!
Meus amigos, as fotos não enganam! E é impossível ser um acaso, porque as fotos até cronologicamente batem certo, sendo a referente de cada uma do mesmo ano que a outra.

Existem duas possibilidades:
Uma, George Michael e o Ken são verdadeiramente a mesma pessoa, uma vez que até na sua vida existe paralelismo:
-Ambos andam rodeados de mulheres bonitas, mas nunca ninguem os viu realmente a ter qualquer tipo de contacto físico com qualquer uma delas (um deles é assumidamente gay, enquanto que o outro é uma figura animada, logo impossibilita qualquer tipo de contacto íntimo com um ser humano);
- Ambos têm inteligência similar;
Para além de nunca ninguem os ter visto juntos....
Ou então o tipo que cria estes bonecos é um adepto fanático do George Michael, o que justifica a influência na estética do boneco.
Seja como for é algo demasiado óbvio para ser apenas uma coincidência...


Fica aqui o agradecimento à Inês por me ter revelado tão inquietante teoria.

Greenwood / Jackson



Será impressão minha, ou o guitarrista dos Radiohead Johnny Greenwood e o Michael Jackson são muita parecidos?

Será que existe algum parentesco?
Ou será que o Jackson utilizou a cara do Greenwood como base para as alterações na sua própria cara?

Aceitam-se teorias da conspiração sobre este caso.

Rei Mourinho



Como deve andar curto de dinheiro, José Mourinho vira-se agora para a publicidade.
http://www.visit4info.com/static/advert_pages/21833.cfm?back_page=24.cfm

Brigadas ao Chico pelo link.

Habemus Papam



Ao que parece os Cardeais já escolheram o novo Papa.
Um alemão de 78 anos...
Não admira que tenha sido tão rápido. Mais uns dias nisso e o Cardeal Raitzinger (penso que seja assim que se escreve), com a idade que tem corria o risco de morrer antes do conclave acabar. E toda a gente sabe como os alemães são irritadiços, e o mais provável é este ter ameaçado o resto dos cardeais de porrada se estes não votassem nele...

Tou



E começou a corrida à batina branca!!!
Espero que sejam rápidos a decidir, é que os nervos estão a dar cabo de mim...
Caso demorem mais do que dois dias a decidir espero façam como fizeram na Idade Média, onde após os cardeais terem estado durante três anos a tentar decidir quem seria o próximo Papa, o povo revoltou-se, tirando a comida aos cardeais e fazendo-os passar fome até se decidirem qual seria o escolhido! Escusado será dizer que não demoraram mais do que uns dias a tomar uma decisão final.

Vicíos



Mais uma notícia estúpida para começar bem a semana.

Um jardim zoológico de Joanesburgo está a tentar que um dos seus chimpazés, Charlie, deixe o vício do tabaco.
Zoo Wants Chimpanzee to Stop Smoking
Ao que parece, o macaco... perdão, o Charlie, ganhou o vício após um visitante do jardim ter atirado um maço de cigarros para dentro da jaula...

Ficam no ar 2 perguntas estúpidas para esta notícia:

Pergunta nº1: Quem é que atira um maço de tabaco para dentro de uma jaula de chimpazés???
Pergunta nº2: Como é que o macaco consegue acender os cigarros???

Fredrik Odman



Fredrik Odman é um fotografo que me é mais desconhecido.
O seu trabalho viaja entre o ónirico, o "gore" e a fotografia de natureza, o jogo entre texturas e linguagens plásticas e composição gráfica dentro da fotografia.
http://www.fredrikodman.com/

O nosso cyber-leitor (e grande serfista, designer e habitué do Bairro Alto) André Santos comenta sobre este site:
"Um exemplo da plasticidade criativa tanto do trabalho fotográfico como da criação do site. A organica do grafismo transporta-nos para um mundo imaginário e fantástico muito mais proxímo da nossa percepção da realidade."

P.S: Fica aqui o agradecimento ao André pelo facto de me ter apresentado ao trabalho destes dois fotografos.

Simon Larbalestier



Para quem não conhece Simon Larbalestier é um fotógrafo inglês, conhecido pelas suas fotografias caracterizadas por atmosfera e texturas bastante únicas. Para além da fotografia este senhor é também responsável pelas capas dos cds de Pixies, onde aplica muito da sua linguagem fotografica, aliando-a a grafismos conceptuais.
Aconselho a passarem pelo site dele em http://www.simon-larbalestier.co.uk/

Para quem goza com os Portugueses...



Para quem, como eu, já está farto de ir a qualquer lado e ouvir aquele sotaquezinho brasileiro irritante, eu dedico este post.

Parece que a Microsoft vai lançar, apenas no Brasil, uma versão simplificada do Windows, para que a maioria dos brasileiros consiga utilizar o software...
http://www.reuters.com/newsArticle.jhtml;jsessionid=L22O3BNXM3EEECRBAEKSFEY?type=technologyNews&storyID=8174994
Acho graça que a maioria povo que tem como desporto nacional contar piadas a gozar com os Portugueses e com a nossa suposta burrice, não consiga usar a porra do Windows!!!!!

Devo admitir que, depois do Rod Stewart, os brasileiros são a coisa que mais me irrita...
Não sei explicar porquê, até já conheci brasileiros muita porreiros, mas isto é algo que me ultrapassa...

Michel Gondry



Já ando à algum tempo para falar deste senhor.
Para quem não o conhece, este senhor é o produtor de alguns dos melhores videoclips de sempre, quem não se lembra do "Around the World" dos Daft Punk ou o Let Forever Be
dos Chemical Brothers. Para não falar dos fantásticos videos de White Stripes "Fell in Love with a Girl", "Dead Leaves in the Dirty Ground" e "Hardest Button to Button".
E se acham que os videos dele são fantásticos experimentem ver o seu último filme "Eternal Sunshine of the Spoteless Mind" onde um inspirado Jim Carrey dá asas ao seu lado dramático num filme onde as perspectivas forçadas e cenários completamente disfuncionais e extremamente bem construídos nos contam a história de um homem que apaga a sua ex-namorada da sua memória, para mais tarde se voltar a apaixonar por ela!
Aconselho a comprar o dvd, visto ser um filme essencial para quem gosta de cinema e devido aos extras incluidos no dvd, que contêm "Making Of"´s fantásticos onde se pode descobrir os também fantásticos truques visuais utilizados por Gondry.

Michel voltou recentemente à realização de videoclips, tendo o seu ultimo video, "A Ribbon" de Devendra Banhart (um artista que me apraz bastante), exibido no Museum of Modern Art (MoMA) .
Podem dar uma olhadela ao video aqui:
http://www.mtvu.com/music/freshmen/

Avózinha Traficante



Em o que é que este mundo se está a tornar???
Uma avózinha inglesa de 66 anos foi condenada a seis meses de pena suspensa por tráfico de bolinhos de marijuana num lar de terceira idade, após ter partilhado os ditos bolinhos com os seu colegas idosos.
Acusação admitida pela própria senhora que afirmou utilizar a marijuana para aliviar as suas dores de pescoço e costas.
Pothead Grandmother Spared Jail

Pois, pois... Dor de pescoço...
Também eu sofro disso...

Pessoal do gamanço!



Tava eu a folhear uma revistinha da moda e de distribuição gratuita cujo nome começa pela letra "D" acaba em "F" e tem um "i" no meio, e encontrei um artigo bastante interessante sobre um movimento contra-cultura espanhol.

Os Yomango (tipo "eu gamo" em português) são um movimento que focaliza a sua doutrina na crença de que as grandes multinacionais aproveitam-se do consumidor cobrando preços excessivos, de modo a lutar contra esta realidade estes tipos vão as lojas e roubam a roupa, não por necessidade mas como afirmação política.
http://www.yomango.net/

É um movimento que me apraz bastante, e que eu gostaria de aplicar á nossa realidade.
Por isso quem se quiser juntar a mim e ir gamar prás lojas (sempre tendo a afirmação política como objectivo, é claro) é só deixar aqui o seu nome, numero de telefone, morada, NIB, numero de contribuinte e e-mail.

PapaPort



Jornal Britânico considera possibilidade de o proximo Papa ser o Cardeal Jose da Cruz Policarpo.
http://www.guardian.co.uk/pope/story/0,12272,1456769,00.html

Será que no Mundial 2006 teremos direita a uma bandeirinha portuguesa pendurada na janela mais famosa do Vaticano?
Só Deus sabe...

Ultimate Album Covers



Visto eu andar neste momento ás voltas com a criação de uma capa para um cd inicei uma pesquisa, não apenas necessariamente profissional mas mais numa de colecionador, das melhores capas de cds das últimas décadas.
E comecei por adquirir este pequena pérola, o álbum Violator dos Depeche Mode.

Album de 1990, o primeiro com Martin Gore como responsável pela música e letras da banda, tornou-se rápidamente um álbum de culto dentro do meio musical, catapultando a banda banda para o olho público e para o estrelato.

Graficamente o ínicio dos anos noventa foram caracterizados pela linguagem grunge, muito baseada na fotografia a preto e branco, lettering desordenado e sujo.
Mas este álbum evitou toda essa panafernália visual desorganizada, seguindo uma linguagem mais negra, organizada e minimal. A fotografia quase não aparece, apenas duas pequenissimas fotos com os elementos da banda dentro do booklet.

Trata-se de um fantastico exercicio de organização visual, focalização e transmissão do conceito inerente ao álbum, tanto musicalmente como gráficamente.

Mais um blog de confiança

Com o boom dos blogs em Portugal, torna-se difícil fazer uma selecção entre os que realmente têm algo de jeito a dizer e os que não têm.
Visto este ser um blog de serviço público, vou-vos dar a conhecer mais um blog de confiança!

http://pontapenobombo.blogspot.com/
"...a musica é o jazz, o resto é pontapé no bombo!..."
Um blog de crítica musical, por alguém que realmente percebe de música.

Já só cá faltava este...



Depois de Rod Stewart e de Roberto Carlos, Julio Iglesias em Maio actua no Pavilhão Atlântico.

Aos senhores que gerem o Pavilhão, eu apelo:
PAREM COM ISSO!!!
Já nos fizeram sofrer o suficiente com os outros dois!!! Mais não!!!

Três dias num elevador



Um chinês chamado Ming Kung Chen, de 35 anos, trabalhador no resturante chinês novaiorquino Happy Dragon (só o nome do restaurante merecia um post), ficou preso num elevador durante 3 dias!!!
Foi dado como desaparecido após ter ido fazer uma entrega e não ter voltado passado uma hora. Foi encontrado pela polícia preso num elevador três dias depois...

Se não acreditam vejam em
http://today.reuters.com/news/newsArticle.aspx?type=oddlyEnoughNews&storyID=2005-04-06T133618Z_01_N05243624_RTRIDST_0_ODD-LIFE-DELIVERYMAN-DC.XML

Quem os viu e quem o vê...



Estava eu ontem na cama a fazer o zapping final antes ir dormir e quem é que eu vejo a tocar no Saturday Night Live na Sic Comédia?
Nem mais nem menos que os grandes Faith No More, ainda com o guitarrista Jim Martin (o dos oculos e cabelo estranho) e já com Mike Patton na voz, num episódio de 1990.

Para quem não conhece os Faith No More, eles são os tipos da cover da música dos Commodores "Easy", mas garanto-vos que eles são muito mais do que isso.
Provavelmente a banda mais disfuncional do mundo, em que os vários membros humilhavam-se mutuamente em público, discutiam, andavam à pancada, mas em que esta tensão entre eles provocou a criação de alguns dos melhores álbuns dos anos 90 (realço o álbum King for a Day Fool for a Lifetime, um dos meus albuns favoritos).
Estes terminaram com a banda em em 1998 dando o seu último concerto de sempre aqui em Lisboa no dia 7 de Abril do mesmo ano.

Mike Patton seguiu uma carreira a solo, trabalhando com várias bandas (Tommahawk, Mr. Bungle, Fantômas, etc..), e o baterista Mike Bordin toca hoje em dia com Ozzy Osbourne.

http://musinema.blogspot.com/

Fica aqui a proposta de um bom blog sobre música e cinema a visitar:
http://musinema.blogspot.com/
A moderadora do blog é uma velha amiga minha, por isso posso garantir-vos que os conteudos do mesmo são credíveis e de bom gosto!

Gato Fedorento



O que dizer do fenómeno Gato Fedorento?
Talvez: JÁ CHEGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não me percebem mal, adoro o seu trabalho, mas já chega de pessoal a imitar as personagens da série...
Os famosos " Aí e tal..." ou os "Há gajos que falam, falam..." depois de os ouvir 1005678924358 vezes da boca de pessoas diferentes começa a ser um pouco extenuante...
Uma coisa são os protagonistas, outra coisa é uma tiazona de 50 anos com a pele esticada ou em empresário de fato e gravata e sem sentido de humor nenhum a dizê-lo!
Garanto-vos que não é bem a mesma coisa...

Anti-Cristo



Mais uma comprovação que esta foi a jornada mais anormal de sempre da Super Liga!
Sá Pinto engana-se e distribui pancada no Beça, quando toda a gente sabe que quem joga com o Boavista é que se habilita a ir para casa de maca...
Sinceramente continuo sem perceber o que é que se passou ente fim-de-semana...

D. Sebastião Angolano



E para acabar o dia, o gajo que menos minutos tem jogado (à excepção do Delibasic, é claro), Mantorras, sai do nevoeiro (ou melhor, do banco de suplentes) para salvar o Benfica!!!
Se formos campeões, proponho uma estátua de Mantorras ao lado da do Eusébio.
Talvez não do mesmo tamanho, visto Eusébio ser o maior, mas talvez para aí com metade do tamanho e de preferência sentado, porque com a frequência que o homem se lesiona, mais vale não correr riscos...

P.S: Peço desculpa pela má qualidade da foto... Não consegui arranjar melhor...

Strange Days



Dia estranho para o futebol...
Porto está a ganhar em casa e com um golo do Hélder Postiga...

Que mais poderá acontecer?

Recordações...



Andava a vasculhar cds antigos que havia aqui por casa, e não é que encontro esta pequena pérola: "Saber a~Mar" dos Delfins.

Sim, tenho a noção que hoje é em dia é politicamente correcto gozar com os Delfins, daí eu ter o dever de não o fazer, uma vez que toda a gente o faz, o que torna tal acção banal e desprovida de qualquer criatividade, facto este que iria desmotivar os cyber-leitores a continuarem a lerem este post, e provavelmente deixar de visitar o próprio blog...
Por isso mesmo não o vou fazer directamente...

Mas sim, eu também (assim como a maioria dos portugueses) tenho álbuns dos Delfins em casa... Sim perceberam bem, eu disse ÁLBUNS! Tenho dois...
Mas devo dizer em abono da minha defesa, que foi a minha mãe que os comprou, eu não tive nada a haver com tal aquisição, mas tenho que admitir que, durante uma fase obscura da minha vida, ouvia-os repetidamente...

Todos, alguma vez na vida, fazemos algo que nos arrependemos mais tarde....

Não estamos a roubar nada



Para quem não conhece os Stealing Orchestra são uma banda portuguesa com um sentido de humor excelente, composta por João Mascarenhas, Fernando Sousa e Gustavo Costa, e que conta também com a participação de Fernando Sousa dos X-Wife e de outras bandas como os Três Tristes Tigres, entre outros.

Mas o mais fantástico desta banda é que eles não vendem os seus álbuns, eles dão-os!!!
E posso garantir-vos que são bons álbuns com títulos fantásticos ("É Português? Não Gosto!", "Bu!" e "The Haunted and Almost Lost Songs 97-98") , cheios de humor, experimentação e apropriação de outras musicas de outros artistas (devo realçar a cover da música Maravilhoso Coração, Maravilhoso do grande Marco Paulo, do álbum "É Português? Não Gosto!").

Mas vocês devem tar a pensar "Estes gajos devem é ser tão maus que nenhuma editora pega neles porque sabem que ninguém vai comprar os seus álbuns!!!"
Pois enganam-se... É que estes senhores editaram em 2003 o cd "The Incredible Shrinking Band", que foi considerado pelo jornal Blitz um dos melhores álbuns portugueses (acho que era o terceiro melhor, não tenho certeza) desse ano.

Podem ir buscar os álbuns ou apenas algumas músicas a You Are Not Stealing Records ou então conhecer a banda em http://stealingorchestra.com/.
email
Ricardo Macieira Portfolio