
Após quase uma semana na Galiza, rapidamente cheguei a uma conclusão que apenas duas coisas há de bom nessa parte de Espanha:
-Santiago de Compostela;
-Bocadillos;
Quanto a Santiago, irei fazer uma crítica mais aprofundada mais à frente, porque o objectivo deste post é falar dos Bocadillos espanhóis.
Para quem não sabe, bocadillo é o que os espanhóis chamam às sandes.
E para quem como nós fez, ou irá fazer, uma viagem de mochila às costas sem destino definido, esta palavra tornar-se-á juntamente com a palavra "canha" (imperial) uma palavra essencial para sobreviver por terras espanholas.
As refeições em espanha são más como o raio, come-se pouco e mal (excepto em Compostela), mas meus amigos se vocês pedem um bocadillo preparem-se para a refeição da vossa vida.
E não estou a falar em termos de qualidade, mas sim em termos de quantidade, é que as sandes são grandes como o caraças.
Note-se que só me lembrei de tirar a foto acima quando a sandes já ia quase a meio, só para terem a noção do tamanho.
Por isso já sabem, palavras essenciais para o viajante tuga com poucos recursos financeiros em terras espanholas:
-"canha"
-"bocadillo"
Garanto-vos que não irão passar fome....
2 comentários:
eu sou testemunha!por vezes atigem o tamanho de almofadas! um bocadillo espanhol é capaz de levar as mais trituradoras criaturas carnivoras ao cansaço dos maxilares, em que sem folego paramos com dores na cara e com a boca cheia de produto seco a precisar de enzimas, de uma canha, de uma cola ou qualquer merda que nos desentupa e nos tire dali. A mim aconteceu me em estado de desespero ao mirar de soslaio os bocadilhos dos meus colegas (para ver se era eu o unico a passar por aquela dor)nao saber se havia de engolir e chorar se deixar cair para o chao e pagar depois o arranjo da tijoleira.É que nem o queso nem o "jamom" ou "xamom" por terras galegas, (curioso...) lubrificam aquela merda! Enquanto mirava o bocadilho dos meus colegas a ver se era so eu q me queixava, pensava: "porra ta calor devem tar uns 50 graus dentro do jipe, arrumar as cenas, decidir um sitio sem nos chatearmos, una cola más por favor .. e a conta"
Este é um sofrimento e uma dúvida que nos assolava a todos:
Parar de comer e descansar o maxilar, ficando posteriormente com fome, ou então continuar a comer destruindo assim o maxilar mas mantendo o estomago feliz...
Enviar um comentário