
Fica aqui mais um pedaço de informação sobre este inconvencional* realizador, cortesia de Jorge Santos (a quem agradeço a colaboração neste humilde blog):
"Em 1992 Lars Von Trier começou a rodar a sua mais ambiciosa produção.
O filme chama-se “Dimension” e estará concluido em 2024. Todos os anos roda uma cena com os mesmo actores, que durante o desenvolver do processo terão envelhecido 32 anos.
Sobre a estória do filme nao sei nada, sei só que Trier terá deixado instruções explicitas sobre a direcção do filme no caso da sua morte, para garantir a continuidade do projecto. O realizador tem 49 anos.
A megalomania da coisa deixa-me fascinado, nem a capela Cistina meus amigos.. nem a capela Cistina"
*digo inconvencional porque, entre outros feitos, este senhor já conseguiu:
-levar a Bjork à loucura, chegando ao ponto de esta arrancar um pedaço da t-shirt do realizador à dentada;
-matar um burro em pleno cenário de um filme;
-acrescentar o titulo "von" ao seu nome, apenas porque lhe apeteceu;
-conseguiu ser, provavelmente, o único realizador a ir à estreia mundial do seu filme, na abertura do Festival de Cinema de Cannes, numa Auto-Caravana (ver DVD de extras do filme Dogville)...
2 comentários:
Isto não tem propriamente a ver, mas é provavelmente a única coisa que aprendi em história este ano por isso desjo partilhar. O tecto da capela cistina foi pintado por Miguel ângelo cmo toda a gente sabe. ora reza a história (pelo menos a que me disseram) que o homem era assim mesmo bruto como as casas, pedreiro mm, e que se dava mal com o Rafael, porque este ao contrário era um moço todo jeitoso que andava sempre rodeado de jovens e engatava quem queria! ora miguel ângelo , que nunca tinha pintado nada na vida, porque era escultor e nunca tinha agarrado num pincel, quando se viu a braços com a encomenda agarrou na guita e fugiu ao seu belo estilo. foi apanhado e teve mesmo de fazer aquilo. ora o pobre do homem, nem sabia a técnica do fresco, teve de pintar aquela coisa montes de vezes porque o fresco apodrecia, e ajeitar se com um pincel, isto um gajo do martelo, ou la que raio de instrumento usam pa fazer esculturas. bem, teimou em fazer aquilo bem de pirraça, pa provar que tambem conseguia, e depois de muitos contratempos, é o que se vê hoje! uma das maiores atracções turisticas, uma grande obra de arte. isto é a prova de até onde pode chegar uma pessoa quando é picada o suficiente.
qualquer facto histórico aqui presente não confirmado, é da responsabilidade do senhor cujo nome não vou enunciar, que me deu explicações de história na véspera da frequência (este tipo de explicações, o que explica a minha nota)
ps- ó gajo escreve posts mais pequenos porque assim não ha paxorra pa ler
A sintese é uma virtude
MAs o que muita gente não sabe, é que ao transpor a sua linguagem escultural para a pintura e ao demonstrar esta sua persistência e teimosia (uma vez que apesar de ter trabalhadores a trabalhar para si nessa obra, Miguel Angelo sempre insistiu ser ele próprio a pintar todo o tecto, relegando os seu pintores para trabalhos de pintura menores) este tornou-se o pintor mais requesitado de toda a Europa, saindo pobreza em que se encontrava e passando a ser um dos artistas mais ricos de toda a Roma.
Este pode-se considerar como o primeiro verdadeiro artista a enriquecer e a viver uma vida abastada graças as suas obras!
Este veio a morrer com 89 quase cego e com pouca coordenação motora, sem nunca parar de produzir, estando este oito dias antes de morrer a acabar de esculpir uma Piéta (tema bastante repetido na sua obra).
Piéta esta que nunca chegou a concluir...
(Não tive explicações, mas vi no canal história...)
Enviar um comentário